A Biblioteca Virtual Kalunga foi criada a partir da necessidade de disponibilizar em um sítio on-line o acervo diversificado, à respeito dos Kalungas, produzido por pesquisadores, documentaristas, jornalistas e fotógrafos, composto por material audiovisual, textual e fotográfico. Reunimos um acervo misto de textos acadêmicos, livros, fotografias, vídeos de documentários e reportagens bem como áudios de diversas manifestações culturais espalhadas pelo Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga.
São cerca de milhares de fotografias, dezenas de horas de material audiovisual e dezenas de obras literárias e trabalhos acadêmicos sobre os Kalungas reunidos. Percebemos a necessidade de organizar e manter esse acervo com o intuito de mapear e registrar as manifestações culturais dos Kalungas, as formas da organização social entre os quilombolas Kalungas, seus costumes e peculiaridades que, por vários motivos, correm o risco de terem suas histórias e tradições extintas.
Compreendendo que as condições de vida e desafios bem como a cultura e a identidade cultural de um povo não são imutáveis e cientes de que as tradições dos Kalungas inevitavelmente sofrerão modificações e influências com o passar do tempo, resolvemos criar este espaço onde o material disponibilizado poderá ser incrementado e atualizado posteriormente com a contribuição dos próprios usuários do site.
O objetivo é ampliar a produção de conhecimento subre os Kalungas e organizar esse material em um repositório unificado, fazendo uma documentação histórico cultural da forma mais natural possível, onde o processo de documentação tenha o mínimo de intervenção nas histórias se abstendo à registrar os saberes e fazeres, tradições culturais, manifestações musicais, danças típicas, cantigas, brincadeiras, rezas e ladainhas, mitos e lendas, personagens, instrumentos, vestimentas, comidas e bebidas, festas e festejos.
Acreditamos que essa documentação, o inventariamento e divulgação das tradições Kalunga possa fortalecer a cultura local, intensificando o fluxo turístico e, consequentemente, a sustentabilidade para as comunidades, contribuindo para a preservação do patrimônio cultural imaterial Kalunga para as novas gerações.
Os direitos autorais das obras aqui publicadas pertencem aos seus respectivos autores. A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui disponibilizado em outras publicações ou quaisquer outras finalidades está condicionada à autorização por escrito do(s) respectivo(s) detentor(es) da propriedade intelectual. Todo o material produzido pela equipe da Guia Kalunga e, posteriormente, pelos próprios usuários desse webesite, estarão aos poucos sendo disponibilizado na web, sempre que possível sob licenças que permitam um uso mais flexível, dessa forma, pesquisadores, estudantes e o público interessados no assunto poderão utilizar livremente o material da Biblioteca Virtual Kalunga sob a licença Creative Commons.
Nos links dessa página podem ser acessadas as Bibliotecas Virtual da Guia Kalunga e da Faculdade de Odonto da UFG, bem como a Mediateca Kalunga com fotos e material audiovisual dos Quilombolas Kalungas.