Cavalcante tem mais de 150 cachoeiras catalogadas, porém nem todas com acesso aberto para visitação. Toda esta riqueza natural pode ser apreciada, desfrutada e vivenciada pelos ecoturistas que visitam nossa região.
O município de Cavalcante está entre os maiores do Estado de Goiás, essa enorme extensão territorial, que por sua vez abriga cerca de 70% do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a maior parte do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, uma parte da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pouso Alto e mais de sete Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPN’s). Cinquenta e um por cento da população do município habita a zona rural espalhando-se por vasto território; a cidade é interiorana oferecendo bastante tranquilidade e belíssimas cachoeiras, muito procuradas por turistas.
- Santa Bárbara
- Esmeralda (Pratinha III)
- Capivarinha
- Tiririca e Capivara
- Rei do Prata
- Barbarinha
Os principais atrativos ecoturísticos de Cavalcante são:
- Cachoeira Santa Bárbara
- Cachoeiras do Rio Prata (Rei do Prata e outras nove cachoeiras)
- Cachoeira Capivara
- Cachoeira Candaru
- Fazenda Veredas (Cachoeiras Veredas, Veredinha, Poço Encantado, Véu de Noiva e Toca da Onça)
- Ponte de Pedra
- Mirante da Nova Aurora
- Mirante da Cachoeira Ave Maria
- Cachoeiras Santana e Cozido
- Vale das Araras (Cachoeira São Bartolomeu)
- Cachoeira Barroco (7 cachoeiras no Rio Almas )
- Cachoeira Boa Brisa
- Praia do Rio Almas
- Cachoeirinha do córrego Lava-pés (Parque Municipal do Lava-pés)
- Salto Curriola
- Salto do Canjica
- Cachoeira Juliana
- Cachoeira Garimpão
- Cachoeira Bom Jesus
- Cachoeira Santo Antônio
- Cachoeira Tamanduá
Uma dica importante para os visitantes: Apesar de alguns atrativos permitirem a visitação sem um guia local ou condutor de visitantes, outros atrativos exigem que a visitação seja feita acompanhada de um guia. De qualquer forma é altamente recomendável contratar um guia para conhecer a região. O Guia de enriquece o passeio com informações sobre a história, geografia, fauna, flora e geologia da região, e além disso é um guardião da segurança dos visitantes e da preservação do meio ambiente.