Guias de Turismo e Condutores de Visitantes


A atividade do Guia/Condutor está ligada ao serviço de orientação, acompanhamento e transmissão de informações aos turistas.

O serviço do guia/condutor existe em função da necessidade de um profissional apto a apresentar uma região e seus atrativos para os visitantes.

O Guia ou Condutor de Turismo além de informar o turista sobre os atrativos, e mediar o contato deste com os mesmo, detém ainda outras funções voltadas para sustentabilidade local, sendo agente responsável pela valorização da cultura, respeitador da identidade, preservador do meio ambiente e conhecedor da fauna, flora, geografia e história da região visitada.

O guia/condutor na realidade é muito mais do que um mero acompanhante ou orientador. Trata-se de um artista que sabe conferir cor e calor a uma paisagem, de um mágico capaz de dar vida as pedras milenares, de um acompanhante que consegue que os maiores deslocamentos pareçam curtos, de um profissional, definitivo, que torna possível que nos sintamos a vontade, como se estivéssemos em nossa própria casa, seja em um roteiro de ecoturismo, de relevância histórico étnico-cultural, de observação da natureza ou de turismo aventura.