Ecoturismo no Quilombo Kalunga – Formação de Condutores de Visitantes 2016/2017


 

Poder qualificar profissionalmente, trazer mais segurança para o visitante, gerar renda e oportunidades de trabalho para moradores de Cavalcante e entorno da maior comunidade remanescente de quilombos do Brasil, os Kalungas, que vivem principalmente da agricultura familiar e do turismo. Esse foi a intenção da Guia Kalunga Associação de Guias do Quilombo Kalunga para buscar recursos junto à Fundação Banco do Brasil através do programa de voluntariado do próprio banco para conseguir realizar mais um curso de condutores de visitantes de ecoturismo na região.

Gratuito e com duração total de pelo menos 160 horas, o curso compreende conhecimentos sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, o ICMBio, história e geografia regional, turismo e sustentabilidade, normas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, legislação ambiental e voltada para o turismo, técnicas de condução, interpretação ambiental, monitoramento de impactos, gestão de segurança, primeiros socorros e história e cultura Kalunga, entre outros. Metade do curso será ministrado em estágios nos seguintes locais: Santa Bárbara, Capivara, Candaru, Pratinha e Rei do Prata, Veredas, Veredinha, Poço Encantado, Toca da Onça, Véu de Noiva, Ponte de Pedra,  e Parque Nacional: Canion, Carioquinhas, Saltos do Rio Preto e Corredeiras.

A metodologia utilizada é baseada na experiência acumulada ao longo de mais de duas décadas de parcerias entre entidades representantes dos Guias e Condutores de Turismo da Chapada dos Veadeiros como a própria Guia Kalunga e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros para realização de formação de condutores de visitantes. O conteúdo é baseado no exigido pela instrução normativa 02/2016 do ICMBio/MMA acrescido vinte e nove horas/aula de temas extras e 10 estágios totalizando 160 horas. As aulas serão  ministradas por uma equipe de instrutores composta por profissionais com perfil/qualificação multidisciplinar e ampla experiência em ministrar cursos de condutores de visitantes na chapada dos veadeiros; são historiadores, geógrafos, gestores ambientais, biólogos, botânicos, servidores do Ministério do Meio Ambiente, condutores locais mais experientes, empreendedores do ramo turístico e oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás que ficarão responsáveis por ministrar as palestras, conciliando a teoria com a prática de acordo com cada um dos temas e disciplinas do curso.

As aulas teóricas e práticas estão organizadas em duas turmas, ambas formadas por novos condutores e condutores certificados que buscaram fazer reciclagem e atualização de seus conhecimentos, entre esses últimos a maioria é de associados da Guia Kalunga. Na primeira turma, aulas em período integral por dez dias na Comunidade Kalunga do Engenho II. Na segunda, aulas noturnas em Cavalcante e saídas de campo no final de semana durante dezesseis dias.

O curso é fruto de um trabalho iniciado ainda em abril de 2016, quando André Praude encaminhou a proposta do projeto para concorrer em edital da Fundação Banco do Brasil. O resultado final foi divulgado apenas em setembro de 2016, após diversas etapas de seleção. A Iniciativa também contou com o importantíssimo apoio da Srª Ana Nogales que é participante do Programa de Voluntariado do Banco do Brasil”.